segunda-feira, 16 de junho de 2008

AS QUALIDADES DE UM PLANEJADOR PARA OS DIAS DE HOJE.


Uma experiência recente junto a um importante grupo de comunicação levou-me a refletir sobre o que o mercado exige de um planejador na atualidade.

Nesta experiência tive a oportunidade de entrar em contato com diversos profissionais de várias empresas ligadas à holding em questão, bem como pude participar e dialogar com profissionais de marketing responsáveis por importantes marcas presentes no mercado brasileiro.

Assim, após algumas semanas cheguei à radical conclusão de que um profissional deve regularmente revisar sua situação, entrecruzando sua bagagem experimental com sua visão de negócio e mercado, métodos e bases profissionais.

Em outras palavras, estar atualizado é algo que vai muito além de ler diariamente os principais newsletters do mercado publicitário e participar eventualmente de alguma palestra ou workshop.

O mercado da era digital adquiriu um dinamismo tal que é impossível dizer que dado job ou projeto está finalizado. O tempo produtivo é virtual e confunde-se com a velocidade de processamento e transmissão de dados online, sem esquecer da máxima capitalista tempo é dinheiro.

Todo profissional de comunicação deve estar ciente de sua importância e papel neste processo com todo aparato de INFORMAÇÃO necessário, já que a mínima falha pode ser fatal para todas as partes.

Assim, minha reflexão veio de um diálogo travado junto aos profissionais com quem convivi, elencando algumas das exigências que recaem sobre um planejador de comunicação da era digital.

1 – O planejador deve ser um TREND HUNTER – sempre atento às principais tendências da cultura contemporânea em todas as suas nuances: comportamento, mercado, arte, ciência, arquitetura, política e outras.

2 – O planejador deve exercitar sua intuição para perceber sempre OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS para todas as partes envolvidas em seu trabalho, em tudo o que faz – se ele não perceber, outros com certeza perceberão.

3 - A especialidade de um planejador é PLANEJAR; assim, a venda de feijoada, a descoberta dos oceanógrafos, o lançamento do mais arrojado modelo de carro esportivo ou a inauguração da loja de artigos populares exige habilidade tal que possa ENTENDER VARIADOS TIPOS DE NEGÓCIOS.

4 – Atenção a todo e qualquer movimento: assim como um praticante de artes marciais em ação, no mundo globalizado a CAPTURA DE PROJETOS QUE SE DESTACAM é questão de sobrevivência.

5 – O DOMÍNIO DE FERRAMENTAS de análise e diagnóstico de mercado é mais que uma obrigação - estar alheio é estar fora do jogo. Fundamentais são propostas formuladas a partir de análise de posicionamento concorrencial, SWOT, benchmarking e suas variantes.

6 – Todo e qualquer informação sobre um acontecimento de mercado que refletir ainda que minimamente nos negócios da agência devem estar sob o domínio do planejador antes mesmo de acontecerem – isso não é modo de dizer ou força de expressão, é realidade.

7 – Entrecruzar a base de conhecimento humanístico sobre elementos pertinentes ao mercado com o conhecimento aplicado deve ser uma habilidade praticamente artística do planejador; conhecer e interpretar as tendências sociais, comportamento, consumo, fatos históricos, perfis psicológicos e sociológicos, rumos da economia e etc.

8 – O produto do trabalho do planejador será base de todo movimento que a agência desenvolverá. Assim, este planejador deve estar mais que preparado para um dos mais difíceis papéis sociais, que é desenvolver um ESPÍRITO INTEGRADOR, LIDERAR, abraçando a equipe como parte de seu próprio corpo.

9 - Network não é algo que interessa somente a profissionais desempregados. Ele é sumamente importante no sentido de se gerar e manter as FONTES DE INFORMAÇÃO que no final farão aquela diferença sutil tão importante ao sucesso.

10 - Enfim, como foi dito no início, o processo não pode mais ser encarado na clássica composição começo-meio-fim; o processo evoca o mito da serpente Orobóro, aquela que morde a própria cauda – começo, meio e fim podem até ser identificáveis no panorama geral, mas ao engolir a própria cauda os três se confundem num ciclo vivo e dinâmico de fecundação dos elementos ativo e passivo, de uma infinitude inquieta e veloz, e o segredo do sucesso aí está em ser INOVADOR sempre.