segunda-feira, 9 de julho de 2007

1º SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CENTRO DE ALTOS ESTUDOS EM PROPAGANDA E MARKETING DA ESPM.

O evento aconteceu nesta última quinta-feira, 28 de junho, e foi composto de um painel onde pesquisadores ligados ao Centro apresentaram relatórios sobre o andamento de suas pesquisas.

Foram diversos painéis os quais acompanhei com prazer e interesse, todos eles com assuntos os quais com certeza enriquecem minha cultura pessoal e acadêmica, bem como alimentam e atualizam o preparo profissional.

Porém, considerando a temática deste blog – planejamento estratégico de comunicação – selecionei segundo os critérios desse foco duas exposições para tecer meus comentários nos dois posts que seguem abaixo.

MODELOS E ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS NO CYBERESPAÇO.

Apresentação defendida pelo Dr. Vinícius de Andrade e pela Ms. Andréa Hecksher, professores da ESPM do Rio de Janeiro.

Ambos centralizam as pesquisas, debates, discussões e informações em geral no blog Panmedia Lab ESPM.

Segundo suas próprias palavras na introdução do blog: O PANMEDIA LAB ESPM é um laboratório de mídias dedicado às investigações em torno das inovações e dos usos das tecnologias relacionadas ao universo da comunicação, do design, do entretenimento e das artes midiáticas. Temas como propaganda e marketing digital, consumo, linguagens e identidades na cibercultura, digital trash, blogosfera e games são, assim, alguns dos objetos que este laboratório investiga, entendendo-os como elementos que compõem a complexa e dinâmica cultura midiática contemporânea. O laboratório é formado por alunos e professores da ESPM-RJ.

Os professores constituíram no blog um observatório de práticas publicitárias.

Na exposição, elencaram uma série de práticas, tais como:

SPOOF – trata-se de sátiras de filmes publicitários; muitos dos comerciais que estão circulando pela mídia neste exato momento estão sendo satirizados através de produções independentes que utilizam os elementos e do recall para chamar a atenção para outros produtos, serviços ou mesmo discussões.

MASHUPS – clipes musicais que fundem estilos, hibridizam produções, variam tecnologias e interpenetram diversos nichos de preferências.

ADVERGAMES – como o próprio nome diz, games que trazem consigo elementos de comunicação publicitária, advertising.

VIRAIS INTERATIVOS e VÍDEOS INTERATIVOS – estratégia muito em voga, fica incrementada na medida em que atrai e prende a atenção do interlocutor na medida em que este se sente como construtor do conteúdo.

METAVERSOS, MUNDOS VIRTUAIS – mais que na moda, o Second Life é um exemplo claro desta estratégica.

Quanto a este assunto tão “top” devido ao sucesso do Second Life, os pesquisadores apresentaram uma ressalva: caso queira sobreviver, os metaversos necessitam rever sua tecnologia e permitir links para agilizar a navegação na web, já que se fizeram fechados.

Como comentário eu somaria aqui os WIDGETS, que são aqueles programinhas que algumas marcas distribuem para download que contém uma série de utilitários, como notícias, informações sobre o clima, mercado financeiro etc., todos eles desenvolvidos segundo para promover a marca em questão.

Acredito que vale a pena visitar o blog do Panmedia Lab da ESPM, o link segue logo abaixo.

http://www.panmedialabespm.blogspot.com/


A LÓGICA DE CONSUMO NAS CLASSES POPULARES.

A apresentação foi conduzida pelas pesquisadoras, professoras da ESPM do Rio de Janeiro, Dras. Carla Barros e Cecília Matoso.

A pesquisa apresentou como objetivo a compreensão da lógica de consumo apresentada na atualidade pelas classes ditas “populares”, aquelas as quais costumamos classificar pelas letras C e D.

A identidade – as pessoas pesquisadas definem a si próprias como “pobres” numa relação de comparação com outras classes sociais, comparação que envolve sua prática social e os elementos simbólicos mais recorrentes em seu imaginário.

Desenvolvida na Baixada Fluminense, as pessoas pesquisadas somavam quase que como um lema à sua identidade assumida – pobre – o jargão: “sou pobre porém limpo”; outros jargões correlatos apresentados foram: “sou pobre porém educado” ou ainda “sou pobre porém estudado”.

Arroz com passas – num almoço dominical junto a uma das famílias pesquisadas, a pesquisadora saboreou arroz com passas, preparado especialmente pela anfitriã segundo uma receita divulgada no programa de TV de Ana Maria Braga.

Segundo o depoimento, a família da anfitriã e seu círculo social consideram que elementos doces e salgados num mesmo prato formam uma combinação esquisita ao paladar, porém, estavam satisfeitos em oferecer à visitante uma “comida com a qual ela estava acostumada”.

Assim, percebe-se que o objetivo era o de integrar-se à cultura da pesquisadora.

O episódio somado a outras informações leva a concluir que o conceito de sociabilidade nas classes populares dá-se em nível da reciprocidade e da solidariedade com aqueles que estão mais próximos.

Orçamento e gastos – as classes populares demonstraram-se extremamente sensíveis à promoções no varejo.

Ocorre igualmente uma valorização muito forte de marcas prediletas da família.
Identificou-se na pesquisa algumas marcas que apresentaram maior recall, p. ex.: margarina Qualy, café Pilão, macarrão Adria e azeite de oliva Gallo.
Para o supermercado é definido um teto para os gastos; no check-out, caso o teto seja ultrapassado, fazem cortes antes do fechamento da conta.
A aparência pessoal é prioridade absoluta; se for preciso não pensam duas vezes antes de cortar outros gastos para garantir a manicure semanal e a cabelereira.
Consideram como “coisa de pobre” o pagamento do IPTU à vista, ou parcelamentos em longo prazo como os praticados pelas Casas Bahia, apesar de julgarem este último inevitável na maioria dos casos.

Nas festas e comemorações valorizam significativamente a abundância; os eventos são programados de modo a garantir uma larga margem de sobras de comes e bebes, entre outros elementos. Por exemplo, constatou-se um caso de festa de debutante em que houve uma sobra planejada de dois mil salgadinhos, e a aniversariante usou nada mais nada menos que três vestidos diferentes especialmente confeccionados para o evento.

Religião e consumo – a divisão entre os católicos e evangélicos apareceu de forma equilibrada.

Quanto aos evangélicos constatou-se que as igrejas oferecem orientação e educação financeira e orçamentária para que os fiéis otimizem seus gastos.
Num caso, uma das pesquisadas declarou que sob orientação do pastor reduziu seus gastos com supermercado em 50%, redirecionando este percentual para investimentos em educação, tendo conseguido realizar uma pós-graduação em recursos humanos.

Tecnologia – as lan houses e telecentros são abundantes em bairros populares. Ao contrário do que comumente se pensa, as classes populares apresentam um significativo nível de inclusão digital.

A individuação começa a ser valorizada. Por exemplo, os cônjuges apresentam profiles independentes no Orkut, bem como os adolescentes preferem navegar em lan houses onde existe a liberdade de visitar os sites que desejam porque dentro do lar sentem-se reprimidos e vigiados.

Ocupando lugar de destaque na sala de estar e cercado de rituais de conservação, o computador doméstico é o novo símbolo de ascensão social, num fenômeno semelhante ao advento da TV colorida no início dos anos 80.

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