segunda-feira, 9 de julho de 2007

UM PRATO CHEIO PARA OS PLANNERS, MAS AINDA POUCO EXPLORADO...

LABORATÓRIO INTEGRADO DE MARKETING E CULTURA – LIMC – ECA – USP.


A Universidade de São Paulo - USP, ao longo de seu mais de meio século de existência firmou-se como um mito no cenário cultural brasileiro.

Símbolo do mais elevado padrão de ensino e pesquisa na América do Sul e uma das mais respeitadas universidades de todo o mundo, o mito tem lá seus fundamentos, mas também os seus exageros.

Não é possível aplicar uma identidade única à USP, já que ela é composta de diversas unidades, cada qual com a sua história e identidade própria.

Um dos mitos negativos relacionados à USP é o de que ela é academicista e autofágica: seu ensino não teria foco no mercado, mas sim nas ciências puras, e como tal alimenta-se de sí própria ao estar no presente formando doutos que serão os mestres das suas futuras gerações de alunos.

É comum ouvir dizer que as pesquisas de toda uma vida desenvolvidas por estes doutos interessam mais às baratas das bibliotecas em busca de condições adequadas à sua reprodução do que ao mercado; algo como uma belíssima tese de livre-docência (grau acadêmico máximo), desenvolvida em anos de pesquisa financiada pelo governo, intitulada: A influência da menstruação das baleias na coloração do Mar Vermelho.

Deixando preconceitos, falsos mitos e ironias de lado, a realidade é que, umas mais outras menos, as diversas escolas da USP terão sim preocupação em formar bacharéis que não sejam exclusivamente intelectuais e doutos, mas principalmente profissionais formados com perspectiva de atuação focada nas necessidades e tendências do mercado, da economia e da sociedade, e uma das alternativas para esta pluralidade é a construção de centros de estudo e pesquisa especializados.

Um deles nasceu na Escola de Comunicação e Artes – ECA, o LIMC – Laboratório Integrado de Marketing e Cultura.

Nada melhor que as palavras de seu fundador e mentor, prof. Luís Milanesi, para defini-lo:

Ele (o LIMC) procura descobrir as relações entre duas esferas fundamentais da sociedade contemporânea e completamente distantes, muitas vezes antagônicas: o mundo dos negócios ordenado pela racionalidade, pela precisão; e, por outro lado, o campo da cultura e das artes que privilegia o imaginário, o subjetivo. A conjunção “e” entre o Marketing e a Cultura não sugere uma junção plena e harmônica como na expressão “marketing cultural”, mas cria diversas possibilidades de aproximações, intersecções ou até mesmo conflitos. Disso resulta a pergunta fundamental: como o mundo dos negócios se relaciona, interage com o social, com a cultura, os valores e os costumes? Em que medida esses campos tão diferentes se afetam mutuamente? (...)[1]

Desde o ano de 2002 o LIMC desenvolve o ciclo de palestras sobre políticas de comunicação corporativa que ocorrem mensalmente e são muito concorridas.

Além de gratuitas, elas constituem rara oportunidade de contato direto com executivos de comunicação e marketing que atuam com valiosas marcas mais que consagradas no mercado. Para se ter idéia da importância destas palestras, já estiveram presentes a Fiat, Natura, Gerdau, Nestlé, Globo, GM, Unilever, Basf, Telefonica, Odebrecht, Alcoa, Philips, Embraer, Klabin, Tetrapack, Alcatel, BankBoston, Vivo, Boticário, Siemens, Vale do Rio Doce entre outras do mesmo nível.

Apesar de sempre encontrar-se profissionais representando agências de publicidade que estão entre as top ones do mercado, acredito que esta iniciativa do LIMC ainda não foi descoberta pelos planners, que através delas podem realizar um excelente exercício profissional, já que ali ocorre uma oportunidade rara e muito rica de se ter um contato direto com grandes anunciantes e ouvir diretamente das principais cabeças decisoras quais são seus valores, seus objetivos, suas práticas, qual a visão que eles têm do mercado, do seu papel social, da sua marca, do seu endomarketing, dos principais conceitos e valores que querem transmitir não só ao público externo mas também ao seu público interno, além do que pode-se ficar conhecendo em detalhes qual é o histórico da prática comunicativa destas empresas e suas respectivas marcas, do organograma administrativo com o qual lidam dentro da estrutura empresarial na qual se situam, o que significa sucesso e soluções para eles e quais as tendências que as quais percebem no desenrolar de sua presença no mercado.

Será que um planner pode desejar mais que um prato cheio desses?

Além do ciclo de palestras de comunicação corporativa, o LIMC desenvolve anualmente o Prêmio USP de Comunicação Corporativa, que consiste na disputa entre inscritos da apreciação de cases de sucesso que são expostos em seção e analisados por um corpo de jurados, composto de personalidades e profissionais de destaque, selecionados de forma eclética entre diversos setores da sociedade, contemplando sempre a pluralidade à qual o LIMC se propõe na intersecção do mundo dos negócios com o mundo da cultura e das artes.

LABORATÓRIO INTEGRADO DE MARKETING E CULTURA.
www.eca.usp.br/servicos/laborato/index.htm
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 (prédio principal da ECA-USP).
1º andar, sala 118 - Cidade Universitária.
São Paulo - SP.
05508-900
Fone: 55 11 3091 4314 limc@eca.usp.br

[1] Introdução ao livro: Políticas de Comunicação Corporativa, organizado pelo LIMC e publicado pela COM-ARTE em São Paulo, 2005.

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